Curiosidades

Foto: Torcedores erguendo a taça de campeão em 2010.
Em 1953 o União venceu o São Bento por 3 x 0 em seu estádio e por 5 x 0 no Maria Pena, onde sagrou-se campeão pela primeira vez na cidade.

O feito se repetiu em 1955 quando venceu o São Bento por 2 x 1 em casa.

Em 1976, o São Bento foi derrotado por 1 x 0 em casa, e na segunda partida da decisão, não aceitando o vitória de campeão do Tricolor, os torcedores do alvirubro derrubaram o muro do Estádio Ribeiro Pena, do União em minutos.

Em 1988 após brigas e conflitos durante a fase final do campeonato, o União por ordem judicial levou o título de campeão do ano após vencer o São Bento de virada por 3 x 2. O Estádio Ribeiro Pena recebeu o record de público e ingressos vendidos, mais de 3.700 torcedores naquele dia compareceram ao clássico no dia 17 de abril de 1988. Este record está em 1º lugar no ranking do Campeonato Municipal até os dias atuais.

Em 1989 o União faz sua maior goleada em cima da Associação Atlética Boaviagense, se sagrando Bi-Campeão por 5 x 2 no Estádio José Sabino Filho.

Em 1990, o União foi para a final contra a Boaviagense e venceu o primeiro jogo por 2 x 1. A Boaviagense venceu o segundo pelo mesmo placar e naquele ano a final era em melhor de três. Quando todos apostaram na vitória do Alviverde que chegaram a vencer de 2 x 1 no primeiro tempo, o Tricolor deu a volta por cima e fez 4 x 3 se sagrando Tri-Campeão.

Em 1991 com um novo record de público no Estádio Ribeiro Pena, mais de 3.400 pagantes, na semi-final o São Bento precisava somente de um empate para ir nas finais contra a Boaviagense. Chegando vencer de 1 x 0 no primeiro tempo contra o Tricolor, a festa parecia ser vermelha e branca. Isso muda no segundo tempo após o União virar o placar para 3 x 1. Resultado: União foi para a final contra a Boaviagense fez 3 x 0, tendo o empate do segundo jogo onde se sagrou campeão Invicto de 1991.

Com sua participação no Campeonato Mineiro de Juniores da FMF em 1991, o União venceu o júnior do Cruzeiro Esporte Clube por 2 x 0.

Em 1997, a final foi Boaviagense x União, após uma briga generalizada o campeonato foi paralisado e terminado, mas a Boaviagense como estava vencendo, dias depois desfilou na cidade como a campeã daquele ano, não sendo confirmada pela Liga local e por decisão judicial.

Em 1999, após vencer a Boaviagense por 4 x 1 foi para a final contra o São Bento. O empate na vila de 0 x 0 provocou um jogo equilibrado no Ribeiro Pena, onde o União foi feliz com um gol para se sagrar campeão Invicto de 99.

Em 2002, a final era entre Boaviagense e União mais uma vez. Por erros no regulamento o União não foi campeão. o regulamento daquele ano propôs uma disputa em melhor de três e a Boaviagense venceu o primeiro jogo por 2 x 1, logo depois o Tricolor vence por 3 x 0 e quando todos esperavam que o União sagrasse campeão, foi para as penalidades máximas sendo derrotado pela Boaviagense.

Em 2005 as goleadas retornam. União venceu o São Bento por 2 x 0 e a Boaviagense por 2 x 1 e 3 x 0 e confirma seu passaporte para a final contra o Cruzeirinho. O União venceu o primeiro jogo por 2 x 1, onde o time azul-celeste chegava a vencer o 1 x 0. No segundo jogo o Tricolor fez 3 x 0 no primeiro tempo, e logo no segundo mais 2 super gols fazendo o campeonato do ano fechado por 5 x 0.

Em 2010 venceu o São Bento na vila com uma virada de 2 x 1. Passou fácil pelo XV de Maio nas semi-finais por 3 x 1 nos dois jogos e superou a Boaviagense após o empate de 1 x 1 com 2 x 1 e se sagrou OCTA-CAMPEÃO LEGÍTIMO DA CIDADE!

Venceu o Guarani Esporte Clube por 3 x 1 no jogo comemorativo de entrega de faixas reunindo mais de 800 torcedores Tricolores nas arquibancadas.


Em 2011, participou do campeonato regional de Minas Gerais, a Copa Centro-Oeste e venceu o seu maior rival o São Bento com mais uma virada de 2 x 1. Empatou com o Dom Bosco de Oliveira por 1 x 1, venceu o Swat de Santo Antônio do Monte por 2 x 1 e nas semi-finais teve os empates de 2 x 2 sendo eliminado nas penalidades.

Apesar de ser eliminado pelo Lamounier na Taça Itapecerica 2011, venceu a Boaviagense com uma virada de 2 x 1, fazendo com que essa festa fosse maior que um título. Atualmente está em atividade no Campeonato Municipal de Itapecerica versão 2011.